The Voice Of The People

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Grammy Reggae

O Grammy Award é o mais importante e prestigiado prêmio da indústria musical, considerado como o Oscar da música. O evento que premia os melhores do ano na música acontece geralmente em fevereiro nos Estados Unidos. A cerimônia foi criada em 1958, já a categoria de Melhor Álbum de Reggae foi introduzida em 1985 como “Best Reggae Recording” e em 1991 recebeu o nome atual “Best Reggae Album”.
O primeiro vencedor dessa categoria foi a banda Black Uhuru, pelo álbum “Anthem” de 1984. O maior vencedor na categoria é Ziggy Marley com 5 prêmios, 3 com a banda Melody Makers da qual fez parte com seus irmãos Stephen, Cedella e Sharon Marley, e mais 2 já em carreira solo, inclusive Ziggy foi o último vencedor da categoria com o álbum “Ziggy Marley In Concert” de 2013 e esse ano concorre novamente com o álbum “Fly Rasta” (2014).
A família Marley é uma grande vencedora desse prêmio, a música está no sangue dessa talentosíssima família, o legado de Bob Marley foi deixado em grandes mãos. Stephen Marley já faturou 3 vezes o prêmio, em seus 3 últimos trabalhos, “Mind  Control” (2007), “Mind Control Acoustic” (2009)  e “The Revelation pt. 1 The Root of Life” (2011). Damian Marley ganhou o prêmio 2 vezes, pelos álbuns "Halfway Tree" (2001) e “Welcome to Jamrock” (2005). Bob Marley não chegou a ganhar o prêmio, pois a categoria só foi criada 4 anos após sua morte. Mas em 1999 ele ganhou o prêmio pelo conjunto da obra e teve One Love eleita como música do milênio. Ele é homenageado anualmente nas cerimônias de premiação do Grammy, que conta com uma apresentação em seu tributo.
A cerimônia desse ano acontecerá no próximo dia 8 de fevereiro na Califórnia. Os concorrentes a Melhor Álbum Reggae são Ziggy Marley, SOJA, Shaggy, Sean Paul, Sly & Robbie e Lee “Scratch” Perry.

Os concorrentes desse ano trouxeram álbuns com uma roupagem bem mais pop e moderna, apenas Sly and Robbie e Lee Perry trazem álbuns mais tradicionais, enquanto que os demais misturam várias vertentes. A disputa é bem acirrada, difícil apontar um favorito, os álbuns são ótimos, mas destaco Sly and Robbie que além de estar concorrendo com um álbum próprio, ainda teve participação no álbum de Shaggy, eles são realmente os artistas de estúdios mais prolíferos do mundo, com lançamentos regulares e sempre premiadíssimos, já ganharam 1 Grammy de Melhor Álbum em 1998 por "Friends".

Premiados:



Fonte:

Um comentário: