terça-feira, 2 de abril de 2013

Ziggy Marley



David Nesta Marley, nascido em Trenchtown, Jamaica, em 17 de outubro de 1968. Desde cedo já era presença constante nas gravações do The Wailers e seu pai Bob Marley. Suas primeiras aulas de guitarra e bateria foram com seu pai e logo foi apontado como sucessor natural de Bob.
O nome no qual o tornou conhecido mundialmente foi escolhido em homenagem ao seu ídolo, David Bowie, que havia lançado em 1972 o álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spider From Mars, trabalho fundamental na história do rock.
Ainda bem cedo aos 17 anos Ziggy estreou ao lado de seus irmãos a banda “The Melody Makers”, banda de reggae que era formada por Stephen Marley, Sharon Marley e Cedella Marley, além de Ziggy é claro. A banda durou cerca de 15 anos, de 1985 a 2000. Apesar de um início não tão animador com fracas vendas de discos, a banda deu a resposta aos críticos com o álbum “Concious Party”, que faturou o prêmio de Melhor Álbum Reggae do ano de 1988. Logo no ano seguinte emplacaram mais um grande sucesso, o álbum “One Bright Day”, que entrou na lista dos 20 discos mais vendidos da revista Billboard e faturou o Grammy de Melhor Álbum Reggae de 1989 também.
Na década de 90 Ziggy Marley & The Melody Makers lançaram mais cinco álbuns, entre eles o “Fallen is Babylon” de 1997, que também faturou o Grammy de Melhor Álbum Reggae daquele ano. Os trabalhos da banda foram marcados por suas mensagens de protesto e voz política, principais heranças deixadas por Bob Marley.
Já em carreira solo, Ziggy lançou mais quatro álbuns de estúdio, Dragonfly (2003), Love is My Religion (2006) álbum que lhe rendeu mais um prêmio de Melhor Álbum Reggae do ano, Family Time (2009), Wild and Free (2011) e o recente trabalho lançado em 2013, o álbum “Ziggy Marley In Concert”, que contém os seus grandes sucessos ao vivo e “Is This Love” sucesso de seu pai.
Entre outros inúmeros trabalhos e parcerias lançadas na ultima década, Ziggy Marley tem com seus irmãos o projeto da gravadora Ghetto Youths International, que além de fazer performances e músicas também tratam de questões sociais e programas de caridade como diz o produtor executivo: "Nós o chamamos de Guetto Youths (Jovens do Gueto) porque os jovens são a fonte da música. “Eu não cresci no gueto, mas eu sou do gueto, e a música aborda os elementos do gueto, como “sofrimento”, esforços e a elevação de pessoas pobres. Assim é a voz do gueto falando para uma audiência internacional." É um grande projeto da família Marley, que não fica só nas críticas faladas e cantadas, mas vai além, através de grandes projetos para ajudar quem realmente precisa.
Voltando a falar de Ziggy Marley, na próxima semana ele desembarca no Brasil onde já tem cinco shows confirmados:


Serão grandes shows de um dos maiores nome do reggae mundial, que não é intitulado apenas como um dos talentosos filhos do Rei do Reggae, pois faz excelentes sons e letras de altíssima qualidade, não a toa já faturou quatro prêmios Grammy ao longo de sua carreira e discografia indiscutíveis.

Reggae in my head.” – Ziggy Marley

Nenhum comentário:

Postar um comentário