The Voice Of The People

terça-feira, 4 de junho de 2013

Julian Marley



Julian Ricardo Marley Pounder, mais conhecido como Julian Marley, nascido em 4 de junho de 1975 em Londres, Inglaterra. Julian é o único filho de Bob Marley nascido e criado no Reino Unido, onde morava com sua mãe, Lucy Pounder, originalmente de Barbados.
Julian sempre esteve rodeado pela música durante toda a sua vida, ele foi abençoado pelo talento e legado de seu pai. Julian gravou a sua primeira música com 5 anos de idade, na casa da família Marley em Kingston, Jamaica, e foi aprimorando cada vez mais as sua habilidades como cantor e instrumentista, dominando instrumentos como o baixo, bateria, guitarra e teclados.
Julian frequentemente visitava seus irmãos Ziggy, Stephen, Damian e Kymani na Jamaica. Durante os seus anos de formação na Jamaica, Julian começou a estudar com os veteranos lendários do reggae, como Aston “Family Man” Barret, Carlton Barret, Earl “Wire” Lindo, Tyrone Downie e Earl “Chinna” Smith.
(Carlton Barret, baterista do The wailers)
Em 1987, o influente baterista dos “Wailers” Carlton Barret foi assassinado na frente de sua casa na Jamaica, em resposta ao incidente que marcou sua vida, Julian escreveu duas músicas não lançadas “Uprising” e “What They Did Wrong”. Posteriormente Julian criou uma banda de Reggae Roots chamada “The Uprising”, a banda era formada por jovens jamaicanos, e começou abrindo shows para Ziggy Marley & The Melody Makers, e até para os The Wailers.
Em 1989, Julian formou com seus irmãos Ziggy, Stephen, Damian e Kymani, o grupo “Ghetto Youths Crew”, que mais tarde veio a se tornar uma gravadora da família, a “Ghetto Youths International”.
Em 1993, Julian decidiu mudar de vez para a Jamaica, para estar mais perto de seus irmãos, daquele ponto em diante, com Julian ao lado de seus irmãos, ele começou a formar o seu vasto caminho musical.
 
(Acima: Ziggy, Stephen, Robbie, Rohan, Julian e Kymani Marley. Abaixo Esquerda: Stephen, Damian e Julian Marley. Abaixo Direita: Stephen, Ziggy e Julian Marley)


“Dou graças pela orientação musical que recebi de meu pai e continuo a receber a partir dos meus irmãos. É com a inspiração da minha família e do Altíssimo que eu crio todas as minhas músicas hoje.” – Julian Marley.


Em 1996, Julian lançou o seu primeiro álbum chamado “Lion In The Morning”, que foi bem sucedido e o lançou aos olhos do público. O álbum reflete a crescente maturidade de Julian, além da sofisticação musical. Gravado nos estúdios “Tuff Gong” em Kingston, Jamaica, o mesmo estúdio onde seu pai criou alguns de seus maiores sucessos. O álbum foi produzido por Aston “Family Man” Barret e Stephen Marley, além de contar com a contribuição de nomes luminares do reggae, como Owen “Dreddie” Reid, Earl “Chinna” Smith, Tyrone Downie e suas irmãs Cedella e Sharon Marley, além do próprio Stephen. Esse foi o trabalho mais disseminado de Julian Marley, tendo conquistado diversos prêmios.
O sucesso foi seguido por uma turnê internacional bem sucedida, além de tocar em grandes festivais como o Jamaica Sumfest e o Reggae Sunsplash, ainda teve a participação importantíssima no “Marley Magic”, um tributo a Bob Marley produzido pela família do Rei do Reggae. Julian juntamente com seu irmão Damian “Jr Gong” Marley, começaram a excursionar extensivamente, conquistando posição de destaque no festival Lollapalooza 1997.
Em 1998, Julian contribuiu significativamente para a conquista do prêmio Grammy da cantora Lauryn Hill, onde ele tocava instrumentos em algumas músicas, o álbum era “The Miseducation of Lauryn Hill”, que foi gravado no “Tuff Gong”, estúdio na Jamaica.
No ano seguinte, Julian voltou a trabalhar com seus irmãos Stephen e Damian, contribuindo para o álbum “Chant Down Babylon”, um trabalho que reunia remixes de vários artistas do Hip Hop e Rock em músicas de Bob Marley & The Wailers, o álbum foi produzido por Stephen Marley e premiado com o disco de platina.
Em 2002, Julian e seus irmãos Stephen e Damian, oficialmente incorporaram a “Ghetto Youths International”, gravadora que havia sido fundada por Ziggy e Stephen em 1989. A gravadora permite que os irmãos trabalhem em conjunto, além de lançarem e produzirem diversos artistas pelo selo, e os próprios trabalhos dos irmãos, mantendo a tradição Marley de se comunicar com uma audiência global. A gravadora ainda apóia e reverte parte de seus ganhos a projetos para jovens carentes.

Em 2003 veio o seu segundo álbum, “A Time & Place”, revolucionando a música por causa da fusão do Reggae e Jazz que o álbum trazia, mostrando o amor de Julian pela música. O trabalho foi produzido por Stephen Marley, os anos anteriores de turnê junto aos seus irmãos, haviam construído uma base de fãs para Julian, que iniciou a sua própria turnê mundial, apoiada pela banda “The Uprising”, fazendo shows pela Europa e Estados Unidos.
Em 2009, a carreira de Julian Marley subiu a novos ares com o sucesso de seu terceiro álbum, “Awake”, indicado ao prêmio Grammy. O álbum foi co-produzido com seus irmãos Stephen e Damian Marley, trazendo a inspiração da vida e espiritualidade de Julian, trazendo diversos estilos musicais em um set de batidas hipnóticas e vocais “soulful”.
Awake mistura R&B, Hip Hop, Dancehall Reggae e as raízes que seu pai tornou famosa em todo o mundo. Os seus irmãos também tiveram participação em músicas, Stephen Marley em “A Little Too Late” e Damian Marley em “Violence In The Streets”, Marcia Griffiths ex-integrante das “The I-Threes”, que fazia backing vocal para os Wailers, contribui para os vocais de fundo do álbum.
O álbum não ganhou o Grammy, mas foi premiado como “Melhor Álbum do Ano 2010” para o “International Reggae And World Music Awards” (IRAWMA), realizado anualmente em Nova York, Estados Unidos.
A turnê mundial de “Awake” passou em diversos países ao redor do mundo, por grandes festivais como o “Raggamuffin Tour 2010”, pela Austrália e Nova Zelândia, além de Turnê pela Europa e América do Sul.
A ajuda humanitária no coração de Julian Marley, o inclina para missões de caridade, contribuindo para a fundação “Ghetto Youths”, no espírito e propósito de seu pai Bob Marley, permitindo desenvolver projetos conscientes para jovens em diversas comunidades. Seja através do raciocínio com crianças nos campos de futebol em Londres, ou oferecendo o seu tempo em concertos beneficentes. Julian Marley conscientemente olha para encontrar formas de ajudar a construir orientações positivas que beneficiem as crianças. Como no show que Julian e seu irmão Kymani Marley, ao lado da “Ghetto Youths Foundation” produziram em Miami, Estados Unidos, show beneficente com todos os rendimentos que foram para instituições de caridade voltadas para as vítimas da catástrofe no Haiti. Julian pede: “Se temos tempo, se temos recursos, temos que subir para a ocasião e ajudar os nossos irmãos e irmãs de todas as formas possíveis”.

Julian Marley tem um dos postos mais altos no movimento da consciência da música entre os artistas reggae conhecidos hoje. Julian construiu uma reputação formidável, transcendendo gêneros musicais, além do seu lado espiritual, visionário, moral e musical, com uma missão internacional.



“Eu não planejo o próximo passo, eu só continuo com Jah Works (Deus Trabalhando) e de alguma forma as coisas parece que se juntam assim naturalmente.” – Julian Marley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário