The Voice Of The People

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dennis Brown



Dennis Emmanuel Brown, mais conhecido como Dennis Brown, nascido na Jamaica em 1 de fevereiro de 1957.
Começou sua carreira aos 12 anos, tornando-se membro do grupo “Bryon Lee e The Dragonaires”. Após uma visita ao lendário Studio One de Coxsone Dodd, por onde passaram grandes nomes do reggae, Dennis Brown gravou seus primeiros hits, “No Man Is an Island” e “If I Follow My Heart”.
Dennis Brown foi um dos pioneiros do reggae, ao longo de sua carreira gravou mais de 100
álbuns e trabalhou com muitos dos principais nomes da música reggae. Bob Marley certa vez declarou Dennis Brown como seu cantor favorito, e o apelidou de “O Príncipe do Reggae”. Apelido pelo qual Dennis foi conhecido durante a sua carreira de sucesso, que durou três décadas.
O hit “Money In My Pocket”, colocou Dennis nas paradas da Inglaterra no final da década de 70, onde o reggae havia ganhado força através do Lovers Rock, ritmo que não era tão político como o reggae tradicional, mas que dava mais ênfase ao sentimento. “Money In My Pocket” viria a ser um dos hits mais clássicos do reggae.
Dennis Brown se tornou um dos maiores nomes da música reggae, e era inspiração e influência para muitos cantores de reggae do final dos anos 70 até o final dos anos 90, nomes como Barrington Levy, Junior Reid, Luciano, Frankie Paul, Bushman e Richie Stephens.
Em 1 de julho de 1999, Dennis Brown veio a falecer aos 42 anos, depois de complicações respiratórias por causa de uma pneumonia, quando estava internado no “Hospital Universitário de West Indies”, Dennis sofria por ter apenas um pulmão. Ele deixou 13 filhos, entre eles o cantor de reggae Daniel Brown.
Em seu funeral, uma multidão de mais de 10.000 pessoas passaram pelo seu caixão. Ele foi o terceiro artista depois de Bob Marley e Peter Tosh, a ser enterrado como “Herói Nacional” na Jamaica.
Em 2001, um fundo de caridade foi criado em nome de Dennis Brown. O “The Dennis Emmanuel Brown Trust”, que trabalha para educar jovens, ensinando e fornecendo instrumentos musicais aos jovens, além de manter e desenvolver a memória de Dennis Brown. O Dennis Emmanuel Brown Trust, premia jovens entre 10 e 12 anos com uma bolsa educacional.
Em 2005, George Nooks, que havia trabalhado com Dennis Brown em meados da década de 70, quando Nooks ainda era DJ e usava o nome de “Prince Mohamed”, Nooks gravou um álbum de covers de Dennis intitulado “George Nooks Sings Dennis Brown: The Voice Lives On”, que queria dizer que “A Voz Vive”, Nooks é um grande admirador do trabalho de Dennis Brown e interpreta muito bem as canções de Dennis, pois tem uma ótima voz e muito talento.

“Eu estava sempre inspirado por seu talento e eu costumava cantar como ele, Dennis tinha muita influencia sobre mim. Para mim ele era o maior. Ele era o meu cantor número um.” – George Nooks.

No mesmo ano, Gregory Isaacs, outra lenda do reggae, fez um tributo a Dennis Brown, o álbum “Gregory Isaacs Sings Dennis Brown”, eles eram amigos e já haviam realizado outros grandes trabalhos juntos.

Dennis Emmanuel Brown é sem dúvida um dos grandes nomes do reggae, e a sua voz ainda soa e encanta em grandes canções que foram eternizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário