The Voice Of The People

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Gregory Isaacs



Anthony Gregory Isaacs, mais conhecido como Gregory Isaacs, nascido em Kingston, Jamaica, no dia 15 de julho de 1951.
Gregory foi um dos grandes nomes do reggae, considerado como uma das vozes mais sofisticadas do gênero. Suas músicas se tornaram grandes clássicos do reggae, em uma lista com mais de 500 discos gravados entre Jamaica, Estados Unidos e Reino Unido, fica até difícil escolher quais os melhores, mas podemos citar alguns como, In Person (1975), Mr Isaacs (1977), Slum (In Dub) e Cool Ruler (1978), Soon Forward (1979), The Lonely Lover (1980), More Gregory (1981), Lovers Rock (1982), o clássico Night Nurse (1982), Private Beach Party (1985), My Number One (1990), e por ai vai a imensa lista de grandes álbuns, com clássicas canções que foram eternizadas na voz de Gregory.

No fim da década de 70, Gregory Isaacs já era considerado um dos maiores cantores do reggae do mundo. Já fazia suas apresentações regularmente para os Estados Unidos e Reino Unido, o seu sucesso era comparável apenas ao de Bob Marley e Dennis Brown.
A segunda feira de 25 de outubro de 2010 trouxe a triste notícia de que um dos maiores nomes da música reggae havia partido. Gregory faleceu aos 59 anos de idade em sua casa em Londres, após uma batalha contra um câncer de pulmão. Hoje Gregory estaria completando 62 anos.
Amado por todos, por sua família e por seus fãs, Gregory deixou saudades, mas deixou também uma obra grandiosa, para muitos a mais conhecida e poderosa foi “Night Nurse”, canção que também intitula o álbum lançado em 1982, que foi gravado no Tuff Gong Studios, de Bob Marley, em Kingston, Jamaica. Esse álbum fez Gregory atingir um grande sucesso, entre outras músicas do álbum estão “Cool Down the Pace”, “Stranger in Town” e “Not the Way”, alguns dos seus clássicos sons. (Cá entre nós, saíram grandes obras desse Tuff Gong, não só de Bob Marley, mas de outros grandes nomes do reggae clássico jamaicano e também do cenário atual).
Com certeza Mr. Gregory figura entre as lendas do reggae e será sempre lembrado como um dos responsáveis pela excelência da arte musical jamaicana.
“As pessoas em geral adoram falar mal de quem não conhecem e não conseguem entender. Elas sempre acreditam no mal que lhes contam e duvidam do bem... Quanto as drogas, são as armas mais devastadoras. Foram o maior erro que cometi... Grande parte do que ganho com meu trabalho serve para ajudar a todas essas pessoas que precisam de assistência. Por isso a maior alegria para mim é a festa anual que fazemos no Orfanato de Maxfield no dia 7 de janeiro. Meus garotos e outras crianças da comunidade juntam cadernos, pinceis e materiais e doam para eles. Já doei até um carro e várias cadeiras de rodas. Se estou vivo até hoje é porque procuro fazer o que é certo". Gregory Isaacs (Respostas de Gregory a perguntas feitas a ele em relação as pessoas da comunidade que sempre pediam a sua ajuda e também sobre as drogas que foram o que mais o prejudicou).
"Eu represento o povo. Fazer o povo feliz me faz feliz”. – Gregory Isaacs

Nenhum comentário:

Postar um comentário