The Voice Of The People

sexta-feira, 3 de maio de 2013

SOJA





Soldiers Of Jah Army (Soldados do Exército de Deus/Soldados Armados de Deus), mais conhecidos como SOJA. É uma banda de reggae formada no ano de 1997, originária da cidade de Arlington, que fica no estado da Virginia, Estados Unidos. A banda atualmente alterna sua residência entre Virginia e a capital Washington D.C.
Pouco depois de retornar da África, Jacob Hemphill (vocais e guitarra) conheceu Bobby Lee (baixo), no primeiro grau na Virgínia. Os dois instantaneamente se tornaram melhores amigos, eles encontraram um terreno em comum através de seu amor pelo Hip Hop, Rock e Reggae, que eles tocavam juntos em shows de talentos durante o ensino médio. Ao longo do ensino médio, eles conheceram Ryan Berty (bateria), Kenneth Brewnell (percussão) e Patrick O´Shea (teclados), juntos formaram a banda SOJA.
(SOJA - Formação Inicial)
No ano 2000 a banda gravou o seu primeiro álbum, auto-intitulado de “Soldiers Of Jah Army”, de forma independente com o engenheiro de som Jim Fox, na Lion and Fox Recording Studios.
Em 2002 eles lançaram o seu segundo álbum, “Peace In A Time Of War” (Paz em Tempo de Guerra), ótimo trabalho que tinha como principais hits os grandes sucessos “True Love” e “Rasta Courage”. Em 2005 eles lançaram um álbum só com faixas “Dub”, intitulado como “Dub In A Time Of War”.
No ano de 2006, o SOJA lançou um álbum para romper de vez as barreiras e se tornar conhecido mundialmente. O álbum era “Get Wiser”, mais um excelente trabalho que logo entrou no top 10 de reggae no iTunes, mantendo-se entre os melhores desde o seu lançamento. O álbum tinha belas canções como “Open My Eyes”, “You Don´t Know Me” e “Can´t Tell Me”, que logo ganharam espaço nas rádios de países como França, Brasil, Argentina, México, Porto Rico, Costa Rica, Venezuela, Tahiti, no próprio Estados Unidos, entre outros.
O sucesso de Get Wiser levou a banda para uma intensa turnê nacional e internacional. Mais tarde o trabalho virou o DVD “Get Wiser Live”, no final do ano de 2007.
Logo depois, em 2008, veio o EP “Star and Stripes”, seguido pelo DVD “SOJA – Live in Hawaii”, na passagem da banda por Oahu, Maui e Kailua Kona.
(SOJA em gravação do clipe "I Don´t Wanna Wait")
Em 2008 veio o sucesso de “Rest Of My Life”, que havia sido lançada como single e logo entrou em um álbum que contava com várias participações, o álbum era “Syr Mahber” (2008), onde artistas como Queen Ifrica, Don Carmelo, Junior Kelly, Luciano, além de Bobby Lee e Jacob Hemphill, faziam improvisos e versões diferentes para músicas como “Faith Works” e “Rest Of My Life”. 
Em 2009 veio mais um grande trabalho do inspiradíssimo SOJA, “Born In Babylon” (Nascido na Babilônia), com os sucessos “I Don´t Wanna Wait” e “You And Me”, que mais tarde viraram clipes de alta visualização no Youtube.
Nos últimos anos, o SOJA já vendeu mais de 150 mil álbuns, foi atração em grandes casas de shows em mais de 15 países ao redor do mundo, gerou mais de 20 milhões de visualizações no Youtube, acumulou quase 2 milhões de fãs no Facebook, e atraiu uma base de fãs internacionalmente e que cresce mais a cada turnê, com caravanas incansáveis que os seguem de cidade em cidade. O mais impressionante é que eles conseguiram tudo isso com o próprio esforço e dedicação. Esta banda com suas sete peças, passaram mais de um ano viajando de local para local, tocando em mais de 360 datas, liderando esgotadas excursões pela América do Sul e Norte, como a abertura para O.A.R., compartilhando o palco com vários artistas, de Dave Mattews Band à Matisyahu.
O último trabalho “Strength To Survive” (Força Para Sobreviver), lançado no inicio de 2012, onde a banda faz um apelo apaixonado chamando para a unidade e mudança, com canções universalmente relacionadas à fé, esperança e amor. “Eu poderia falar sobre o dano horrível que fizemos para a terra ou problemas que surgem quando países competem por dinheiro ao longo de uma fronteira imaginária, mas o álbum tem um tema central”, diz Jacob Hemphill, “e essa é uma esperança para que o mundo seja uma família”.
É um conceito melhor exemplificado na canção “Everything Changes” (Tudo Muda), canção que o SOJA gravou com vários artistas de diferentes países, como a versão brasileira com a participação de Falcão da banda “O Rappa”. A canção diz o seguinte: “As pessoas lá fora sem comida à noite”, canta Jacob, “E nós dizemos que nos importamos, mas não, então todos nós mentimos / Mas o que há demais nisso, e se um dia nos tornarmos o que fazemos, não o que dizemos / Talvez precisamos corrigi-lo. Talvez parar de falar, talvez começar a ouvir / Talvez nós precisemos olhar para este mundo menos como um quadrado e mais como um círculo”.
Outras ótimas canções fazem parte desse álbum, como a contundente faixa de abertura “Mentality”, o destaque firme e elevado de “Let You Go”, sobre o caminho não tomado, e o um - dois de “Be With Me Now” e “When We Were Younger”, este último que reúne o macro e micro com a linha simples e ressonante, “Todas as minhas respostas, agora que estou mais velho, se transformaram em perguntas”.
Jacob Hemphill diz que o álbum foi fortemente inspirado pelo “Survival” de Bob Marley. “Esse é o melhor álbum reggae de todos os tempos”, diz ele. “Ele tem as melhores linhas de baixo e as melhores letras que já ouvi em um registro. Marley o escreveu depois que ele foi para a África. Eu tinha entre 13 e 14 anos quando ouvi pela primeira vez e que desencadeou todas essas lembranças há muito esquecidas de quando eu morava na África como um 'miúdo'. Meu pai era um representante do FMI residente na Libéria, no final dos anos 80. Eu me lembro quando o golpe começou pela primeira vez – a minha família teve que se esconder nestas banheiras de ferro por três dias porque os militares estavam atirando em tudo. Eu tinha 7 anos e foi uma das minhas primeiras memórias. Nós fizemos isso no ultimo vôo. Assim, a África sempre foi uma grande parte de nossas vidas – é definida a nossa família de certa forma. A música veio logo depois disso, então para mim, a música sempre foi ligada a África e a música sempre foi algo poderoso.
Jacob Hemphill diz em abordagem simples e honesta sobre a banda, que a música é o que lhes permitiu romper os obstáculos da língua, a distância e a cultura em acumular uma sequência internacional. “Qual é a alternativa – a música pop”, ele ri. “A música pop, especialmente música pop norte-americana, está em ter dinheiro, dormindo com modelos, que vivem em mansões, gastando todo o tempo nos clubes e geralmente sendo melhor do que o resto do mundo. É engraçado, porque todo mundo aqui está quebrado. Cantamos sobre coisas que realmente importam. Eu acho que nossos fãs apreciam isso.
Quando eu olho para a platéia e vejo crianças com lágrimas nos olhos, não porque eu estou cantando uma canção de amor, mas porque estou cantando sobre como o mundo está morrendo e nós somos os únicos que podem pará-lo, que é enorme. Eu vivo para isso. Fizemos um festival no Brasil, na frente de 80.000 pessoas, e todos estavam cantando cada palavra em inglês. Depois de duas músicas eu lhes disse: Estamos a muito na estrada, e as pessoas perguntam: Você nunca fica com saudades? Você não perde a sua família? Eu disse: Levei algum tempo para perceber isso, mas esta é a minha casa, e todos vocês são a minha família. O lugar explodiu, foi incrível. Mas é a verdade, aqueles são meu povo, e eu sempre quero fazer o bem por eles. É o único jogo na cidade para mim.
(Show do SOJA no Brasil)
Não à toa, a banda Soldiers Of Jah Army é uma das maiores bandas de reggae da atualidade, com um som inconfundível, “merecidamente” conquistou o seu espaço e caminha cada dia mais espalhando a sua mensagem de conscientização para um mundo melhor, e para se eternizarem na história da música.

5 comentários:

  1. SOJA com certeza é a melhor banda de reggae internacional! Os caras mandam muito bem no som! Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! É bom saber que outros fãs da banda curtiram o artigo...Também sou muito fã da banda e da música reggae. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Belo artigo, isso mostra que não é a toa que eles cantam, mas sim por que eles reconheçem o que estaa faltando na sociedade humana que e "PAZ E AMOR "...
    SOJA e a melhor banda de reggae do mundo !!!!

    ResponderExcluir
  4. Chorei.amo essa banda.fico feliz em saber que o amor que sinto por JAcob hemphil,não é por acaso realmente ele merece.amo.amo.amo.SOJA,sempre.JAcob you is my life,my love.

    ResponderExcluir