The Voice Of The People

domingo, 21 de julho de 2013

Damian Marley



Damian Robert Nesta Marley, nascido no dia 21 de julho de 1978 em Kingston, Jamaica. Damian tinha apenas dois anos de idade quando o seu pai a lenda do reggae Bob Marley morreu, sua mãe é Cindy Breakspeare, ex-miss mundo. Bob Marley tinha o apelidado de “Tuff Gong”, então em homenagem a ele e como era filho caçula, Damian recebeu o apelido de “Jr. Gong”, por isso usa o nome Damian “Jr. Gong” Marley em seus projetos.
(Damian "Jr. Gong" Marley)
Damian Marley hoje é cantor, compositor e produtor musical, ele explorou as sua raízes musicais para se tornar um dos artistas mais populares da atualidade.
Como Vários dos filhos de Bob Marley, Damian nasceu fora do casamento de Bob com Rita Marley, Bob não suportava o estilo de vida dos ocidentais, para ele não existia esse tipo de compromisso, mesmo tendo casado com Rita aconselhado por Coxsone Dodd, para Bob as pessoas deveriam ser livres desse tipo de compromisso, se ele tinha que seguir leis, seriam apenas as leis de "sua majestade" (Haile Selassie), se não fossem elas leis, ele poderia fazer as sua próprias leis.
(Bob Marley e Cindy Breakspeare)

A mãe de Damian, Cindy Breakspeare, foi Miss Mundo em 1976, e criou o seu único filho em um subúrbio de Kingston, não muito longe de Rita Marley. Apesar de não ser um dos seus próprios filhos, Rita sempre saudou os filhos de Bob de outros relacionamentos em sua casa, sempre os tratando como filhos próprios. Damian disse em entrevista à Entertainment Weekly, que a casa de Rita, foi como a casa de sua própria família. Cindy Breakspeare sempre foi presente na famosa casa de Bob na Hope Road 56, que anteriormente havia sido de sua família, convivendo no meio social e criações de Bob, The Wailers e I-Threes de Rita, então a relação delas nunca foi conturbada, pelo contrário, sempre tiveram boas relações até os últimos dias de vida de Bob, onde estiveram presentes.

(Stephen Marley e Damian Marley)

Damian Marley começou sua carreira aos 13 anos de idade, sendo integrante do grupo “The Shepherds”, que também incluía outras descendentes do reggae, Shiah Coore filha de Cat Coore do “Third Word” e Yashema McGregor cuja mãe é Judy Mowatt do “I-Threes”. A banda teve algum sucesso na Jamaica, mas Damian decidiu partir para o seu sonho de carreira solo. Ele começou a trabalhar com o seu irmão Stephen Marley em seu primeiro álbum, “Mr.
Marley” (1996). Os dois co-escreveram muitas das faixas do álbum juntos, utilizando muitas bases de músicas de seu pai Bob Marley, com um estilo assumido dancehall. Apesar de algumas faixas muito boas, o álbum não conseguiu se conectar com alguns ouvintes.
Nos anos seguintes Damian partiu para turnês bem sucedidas, tocando em grandes festivais ao lado de seu irmão Julian Marley, onde conquistaram posição de destaque no Lollapalooza de 1997, a performance nos palcos de Damian já chamavam atenção e levantavam o público.
O próximo esforço de Damian foi o álbum “Halfway Tree” (2001), produzido por Stephen e que trouxe a Damian atenção maior e louvor das críticas por parte da combinação de estilos dancehall e hip-hop ao reggae. A gravação ganhou o prêmio Grammy de Melhor Álbum Reggae do Ano, entrando para a galeria que os seus irmãos já haviam conquistado com Ziggy Marley & The Melody Makers, do qual Stephen, Cedella, Sharon e Ziggy fizeram parte até o ano 2000, onde ganharam três prêmios Grammy de Melhor Álbum de Reggae.
(Damian no Grammy Awards)

O reconhecimento internacional de Damian aconteceu em 2005, com o lançamento do álbum “Welcome to Jamrock”. O single havia sido lançado em 2004 pela Tuff Gong, gravadora independente de Bob Marley que foi iniciada na década de 60 e ainda está nos domínios da família Marley e tem lançado excelentes trabalhos não só dos filhos de Bob, mas de grandes artistas da atualidade. O fato é que o single “Welcome to Jamrock” trazia um ritmo hipnotizante, explorando as dificuldades da vida real e conflitos políticos voltados para o povo da Jamaica. O sucesso do single levou Damian a novas composições que resultaram no próximo álbum, trabalhando com Stephen como co-produtor veio o lançamento do seu maior álbum até hoje, Welcome to Jamrock (2005), incorporando elementos do reggae, hip-hop e R&B, alcançando o topo de todas as paradas para esse gênero, conquistando a universalidade como álbum entre o “Top 200 da Billboard”.

A faixa Welcome to Jamrock ganhou o prêmio Grammy de Melhor Performance Urbana/Alternativa, a música ainda foi trilha sonora do filme Conexão Jamaica, estrelado por outro filho de Bob, Ky-Mani Marley. O álbum foi premiado com o Grammy de Melhor Álbum Reggae do Ano, com Stephen mais uma vez na produção.
Em 2010 veio o lançamento de Damian junto com o rapper americano Nas, o álbum “Distant Relatives”, o trabalho ainda contou com Stephen Marley mais uma vez na produção, além de outros artistas do gênero reggae, R&B, hip-hop e Rap em algumas faixas. O álbum trazia uma fusão musical de hip-hop e reggae, contendo temas líricos sobre a pobreza e sofrimento na África.
(Damian Marley e o rapper Nas)


“Estamos tentando construir algumas escolas na África em parceria. Estamos tentando mostrar o amor e outras coisas com esse album. O título do álbum deriva de Nas em relação a Damian Marley, sua ascendência Africano compartilhada, a ancestralidade compartilhada com toda a raça humana, que musicalmente e liricamente inspirou cada gravação”. – (Nas em entrevista à MTV em 2009)

O álbum recebeu criticas positivas da maioria dos críticos de música, estreou no número cinco da “Billboard 200 Chart”, vendendo 57.000 cópias em sua primeira semana.

Damian faz parte hoje de uma banda chamada “SuperHeavy”, que conta com integrantes de gêneros musicais distintos, sendo eles Mick Jagger, Dave Stewart, Joss Stone e A.R. Rahman, só músicos talentosíssimos. O resultado dessa parceria foi o álbum “SuperHeavy” (2011), algo diferente do que já se tinha visto, com a mescla de criatividade e excelência que cada um trouxe de seus gêneros musicais, criando algo novo e muito bom para os fãs de música, com destaque para o single “Miracle Work”, que recebeu muitas críticas positivas.

“Nós queremos convergir estilos musicais diferentes... Estamos sempre a misturá-los, mas eles estão sempre separados”. – Mick Jagger.


O ultimo lançamento de Damian foi o single “Affairs of the Heart” (Assuntos do Coração), que agora em 2013 integrou o álbum “Set Up Shop”, lançado pela Ghetto Youths International, uma gravadora que Damian tem com seus irmãos, Stephen, Julian e Ziggy, um de seus projetos junto à talentosa família Marley de cantores, compositores e produtores.
As músicas de Damian são envolvidas por críticas sociais e apesar de cantar o mesmo estilo do pai, o reggae, ele também aderiu outros estilos como R&B, Hip-Hop e Dancehall, criando um estilo próprio e único, fazendo a sua marca. As suas músicas também refletem as suas convicções Rastafari, como os princípios ao amor, ao planeta, e a liberdade para todos os povos.

Esse é Damian “Jr. Gong” Marley, um dos grandes nomes da música, não ficou apenas a sombra do Rei do Reggae Bob Marley, mas aproveitou as suas raízes do reggae, e através da fusão com outros gêneros criou uma sonoridade própria, com letras fortemente marcadas pela crítica social e batida hipnotizante.

Um comentário: