The Voice Of The People

sábado, 26 de outubro de 2013

10 Ft. Ganja Plant

10 Foot Ganja Plant, também estilizado como 10 Ft. Ganja Plant, é um grupo de DUB e Reggae Roots que teve início em 1999, com base principalmente em Nova York. Dizem que os membros do grupo são compartilhados com outra banda de Reggae, a John Brown's Body, e muitas vezes utilizam a ajuda de outros artistas convidados.
10 Ft. Ganja Plant é uma banda envolta em mistério, seus shows são raramente anunciados ou promovidos, até mesmo os fãs da banda ficam confusos, quanto aos artistas convidados para os seus trabalhos, há mais mistério ainda, pois não há créditos de pessoal apresentado em qualquer um dos seus álbuns. Até mesmo para criar esse post foi um pouco difícil, pois as informações a respeito da banda são poucas e difíceis de serem encontradas, mas o fato é que o som dos caras é de primeira, então fiz questão de que chegasse a todos os ouvidos possíveis.
Seus principais vocalistas foram Ras Jay Champany e o ex-líder do John Brown's Body, o cantor Kevin Kinsella. Embora a sua música hoje tenha uma ampla mescla de estilos, a maioria de suas músicas tem um som mais tradicional dos anos 70 do vintage jamaicano. Quem já os viu ao vivo, podem atestar o fato de que nenhuma outra banda capturou o espírito dos anos 70 parecido com este grupo, que pode ser o melhor grupo de raízes dos Estados Unidos.

O primeiro álbum de 10 Ft. Ganja Plant foi "Presents" (1999), mas o intitulado "Hillside Airstrip" (2001), seguido por "Midnight Landing" (2003), foram aclamados pela imprensa musical. As coisas começaram a mudar para a banda que partiu para a sua primeira turnê, antes disso a única chance que alguém tinha de vê-los ao vivo, era em seus shows de improviso, geralmente na área de Boston. Houve poucos shows desses, o que deixou o seu público frenético e clamando por mais.
Em 2005 a banda lançou o álbum "Bass Chalice", uma pedrada sem precedentes, que despiu
um pouco o mistério que envolvia as programações da banda, nos revelando uma aparição muito especial do lendário grupo jamaicano de Reggae no vocal, o "The Meditations". Em "Bass Chalice" eles nos presentearam com uma performance vocal fascinante, sendo uma adição apropriada para o álbum Bass Chalice, que na sua essência, é inspirado nos processos de gravação dos anos 70, onde uma música era tipicamente escrita, aprendida e gravada ao vivo em uma única sessão, sem arrependimentos ou desculpas.
Na mesma época o gênero ganhou força, onde outras bandas e artistas foram deixando sua marca nos palcos de todo o país, artistas como Matisyahu, Future Pigeon, Nomads Dub, Dub Gabriel, Jah Division, e em um nível diferente, Damian "Jr. Gong" Marley, que até ganhou um prêmio Grammy de "Melhor Álbum Reggae do ano de 2005" pelo álbum "Welcome to Jamrock". O estilo Reggae Roots mesclado com outros estilos como hip-hop, rock, R&B, Dub, entre outros, hoje tem muita força e é mais popular do que nunca.
10 Ft. Ganja Plant já havia conquistado o seu espaço, seu exército estava pronto para causar grande impressão. Em 2007, o álbum "Presents" foi remasterizado e relançado pela ROIR com duas faixas bônus lançadas anteriormente em um vinil de edição limitada, "45 RPM", em seu próprio rótulo (marca), "I-Town Records", fundado por Kevin Kinsella.
A banda seguiu com lançamentos regulares, "Bush Rock" (2009); "Essentials" (2009), sendo uma coletânea de sucessos da banda; "10 Deadly Shots, Vol. I" (2010); "Shake Up The Place" (2011); "10 Deadly Shots, Vol. II" (2012) e "Skycatcher" (2013).

10 Ft. Ganja Plant não é uma das bandas mais badaladas dos últimos anos na música Reggae, nem fazem questão de ser, é uma banda de certa forma discreta, mas que quando aparece, deixa o público clamando por mais, fazem um som clássico que nos faz viajar no tempo e voltar às raízes da música Reggae, onde esquecemos que eles são uma banda com pouco mais de dez anos de estrada, mas que já atingiram um nível musical pra figurar sem sombra de dúvidas entre as grandes bandas da atualidade. Quem assim como eu é apaixonado pela música Reggae, logo se renderá aos primeiros toques de "100 LB. Weight", um som pesado do Dub de "Midnight Landing" (2001), a partir daí ansiara por mais e com certeza vai querer discorrer pela grande discografia de 10 Ft. Ganja Plant, uma banda que não decepciona em nenhum quesito e já tem um grande legado para o Reggae Roots.

Nenhum comentário:

Postar um comentário