The Voice Of The People

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

The Heptones

Leroy Sibbles, Earl Morgan e Berry Llewellyn iniciaram um trio vocal com o nome de “The Hep Ones” em 1965, em Kingston, capital da Jamaica. Logo o grupo mudou o nome para The Heptones.  O nome foi sugerido por Morgan depois de ver uma garrafa de “Heptones Tonic” sob uma pilha de lixo, inusitado, engraçado ou sugestivo.
Eles foram um dos trios mais importantes nas décadas de 60 e 70, tiveram um papel muito importante entre a transação do “SKA” e “rocksteady”, onde gravaram para o Studio One, do poderoso Coxsone Dodd ainda nessa era rocksteady. Eles melhoraram a sua harmonia e composições. O primeiro sucesso real do trio veio em 1966 com o single “Fattie Fattie”, foi o inicio de uma longa carreira de sucesso para Coxsone.
 Vieram diversos singles como “I’ve Got a Feeling”, “Party Time”, “Only Sixteen”, “Triple Girl”, um dos mais importantes foi “Pretty Looks Isn’t All”. Os Heptones entram na “Era Reggae” na mesma gravadora e emplacam vários outros sucessos como “Message From a Black Man”.
(Barry Llewellyn, esquerda, formou uma dupla harmonia com seu amigo Earl Morgan, meio. Os dois se juntaram posteriormente a Leroy Sibbles, à direita, e ficou conhecido como o Heptones).
Em 1971, os Heptones rompem com o estúdio de Coxsone Dodd. Sibbles, que trabalhava como um talentoso Scout, arranjador e assistente de produção, começou a romper o controle de Coxsone, pois estava cansado de se sentir oprimido, forçado a fazer músicas em uma única linha e com estilos antigos, então com criatividade começou a criar novos estilos. Isso resultou em um constrangimento entre os dois, pois quem acompanha as histórias antigas do reggae, sabe que com Coxsone Dodd não tinha muita conversa, ele era o tipo de homem que não negociava, a palavra final era dele.
Barry Llewellyn, Leroy Sibbles e Earl Morgan.
Felizmente para os Heptones, eles estavam no auge de sua popularidade e podiam escolher produtores. Decidiram escolher o excelente Joe Gibbs (excelente músico e mentor do The Wailers). A época estava boa e começaram a expandir ainda mais a sua música, trabalharam com outros produtores como Augustus Pablo e Rupie Edwards até 1973. Ainda nessa época veio a clássica canção “The Book of Rules”, também título do disco e que mais tarde fez parte da trilha do famoso filme “The Rockers”, e em 1998 fez parte da trilha de outro filme, “Homegrow”, um filme de comédia americano. Ainda em 1973, Leroy Sibbles migrou para o Canadá e o grupo suspendeu as atividades, voltando a se reunir em 1975.
Em 1975, The Heptones firmou um contrato discográfico com a famosa Island Records, pela qual gravaram dois trabalhos: “Night Food” (1976) e “Party Time” (1977).
Em 1976, The Heptones lança as pedradas “Cool Rasta” e “Night Food”. Em 1977, passam a gravar com o lendário produtor jamaicano Lee “Scratch” Perry, dando um novo ânimo à carreira. O primeiro álbum com Perry, “Party Time”, que contém uma versão da música “I Shall Be Released” de Bob Dylan, ganhou popularidade internacional.
Em 1978, Leroy Sibbles deixa o grupo mais uma vez, para construir uma bem sucedida carreira solo. Dolphin “Naggo” Morris o substitui, a popularidade dos Heptones ainda assim continuou.
Com a mudança dos tempos na música jamaicana, os Heptones passaram a ser vistos como uma pérola de tempos anteriores, e acabaram terminando.
Em 1993, eles se reúnem novamente com a formação original e lançam “Pressure”, produzido por Tapper Zukie, onde fizeram turnê por todo o mundo.
Em 23 de novembro de 2011, no Hospital Público de Kingstone, Barry Llewellyn faleceu aos 64 anos de idade.
Barry Llewellyn
The Heptones marcou uma das épocas mais importantes na Jamaica, e sobreviveu as transações e mudanças que a música e cultura do país sofreram, do SKA ao rocksteady, até o reggae, transformando-se em uma das pérolas do passado, onde o talento prevalecia. The Heptones são considerados lendárias vozes da música jamaicana.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Heptones

Nenhum comentário:

Postar um comentário