The Voice Of The People

sábado, 29 de novembro de 2014

Augustus e Addis Pablo – De Pai Para Filho

Horace Swaby, Mais conhecido como Augustus Pablo, nasceu no dia 21 de junho de 1954, em St. Andrew, Jamaica. Não só foi responsável por colocar a escaleta no mapa musical, mas também desempenhou um papel fundamental na história musical da Jamaica. Em seu papel como músico e produtor, ele ajudou a moldar o reggae, tanto que sua música pode ser facilmente descrita como “o som dos anos setenta”. Recentemente um dos jornais mais importantes do mundo o apontou como o maior tocador de melódica (escaleta) do mundo.
A lenda começou em 1969, quando o jovem Horace Swaby estava em pé na frente da loja
Augustus Pablo ainda jovem
de discos do produtor Herman Chin-Loy, Aquarius, na 9 Constant Spring Road, em Kingston, segurando uma escaleta que havia sido emprestada a ele por uma jovem. O instrumento era usado na Jamaica, em aulas de música da escola, mas nunca antes tinha sido levado a sério por músicos profissionais. Herman Chin-Loy, que tinha uma reputação muito merecida para a experimentação de novos sons, perguntou ao adolescente se ele poderia tocar um pouco, ele estava tão tomado com a resposta musical que reservou tempo de gravação na mesma semana no Randy´s Studio 17 na North Parade no coração da baixa Kingston. Com uma música intitulada “Iggy Iggy” Herman Chin-Loy deu a juventude sua estreia de gravação e mais significante ainda, um novo nome – AUGUSTUS PABLO – o que era estritamente novo para os últimos meses, Aquarius Record Labels apareceu esporadicamente carregando o crédito Augustus Pablo. Herman Chin-Loy havia cunhado um nome para adicionar uma medida de místico sobre a identidade dos tocadores de teclado.
Verão de 1977 em St. Ann
As sementes do que viria a se tornar o tom menor denominado “Far East” do futuro Augustus Pablo/Rockers foram semeadas. O Follow-up foi outro instrumental – o primeiro corte de “East of River Nile” – com Pablo alterando solos rudimentares mais assustadores sobre a escaleta e órgão ao longo de um riddim irregular. Com a idade de dezoito anos Augustus Pablo teve seu primeiro sucesso em “Randy´s” para Clive Chin, com a gravação de impacto “Java”, ele logo se estabeleceu através de seus lançamentos em sua própria “Hot Stuff” e o lendário selo “Rockers International”. Após o lançamento de “Skanking Easy” – uma atualização do Studio One Soul Vendors clássico “Swing Easy” – Augustus Pablo foi logo um dos líderes na próxima banda de artistas “rebeldes” e produtores independentes, como Lee “Scratch” Perry, Winston “Niney” Holness e Glen Brown, que estavam radicais e irreversivelmente redefinindo os parâmetros da música reggae.
Nesta época Pablo chegou a tocar teclado com os Wailers, mas preferiu investir em sua própria produção. Logo estaria alcançando voos mais altos, criando o seu próprio selo de gravação, o já citado “Rockers International” (assim chamado porque os registros foram promovidos no selo do seu irmão Rockers Sound-system, de Garth´s). Depois de alguns sucessos esporádicos, Pablo gravaria e entregaria para King Tubby mixar o disco que se tornaria a obra prima de ambos: “King Tubby Meets The Rockers Uptown”. Os irmãos Barret (do Wailers) e Robbie dando uma canja na bateria e baixo e os arranjos e matais de Bobby Ellis formaram a base ideal para as melodias de sabor oriental de Pablo e os “efeitos espaciais” da mixagem de Tubby, perfeitamente combinados neste que é o disco de Dub o qual todos os outros são e serão comparados.
Os próximos anos seriam os mais produtivos de sua carreira. Pablo dividiria o seu tempo entre os artistas que produzia e seus discos instrumentais, como “Pablo Meets Mr. Bassie”, também conhecido como “Original Rockers Vol. 2”, que traz belíssimos temas, como a comovente “Golden Seal” e a versão melancólica de “Burial” de Peter Tosh. Muitos outros trabalhos desta fase de ouro do estilo “Rockers” pode ser apreciado em coletâneas como a da RAS Records “Pablo Presents Story”, com o inacreditável Ras Bull e os Immortals fazendo uma versão de uma canção de Lennon e McCartney jamais gravada pelos Beatles: “World Without Love”, e álbuns como “Rockers Meet King Tubby In A Fire House”, “Rise Sun”, entre outros.

Augustus Pablo estava constantemente estabelecendo novos padrões, em busca de novas ideias. Outra coisa que Pablo tinha em seu favor, era sua habilidade fantástica para ‘implicar’ com vocalistas improváveis ou desconhecidos para cantar ou ‘torrar’ por cima dos riddims, não só oferecendo ao público boa música, mas também a oportunidade de ouvir o que essas pessoas poderiam fazer dada a oportunidade. Talvez o exemplo mais bem sucedido desta seja Jacob Miller, que, sob a influência de Pablo deu ao reggae pérolas como “Keep On Knocking”, “Each One Teach One”, e “Who Say Ja No Dread”. Dillinger é outro artista que Pablo capturou em sua melhor fase, além de Hugh Mundell e Tetrack - suas descobertas mais emocionantes – até hoje são realizadas na mais alta estima por parte dos apreciadores do reggae. Outros artistas como Heptones, Locksley Castell, Ricky Grant, Delroy Williams e Norris Reid também se reuniram com alguma fama nos riddims de Pablo.
Os cantores com que Augustus Pablo teve suas associações mais frutíferas foram Junior
Hugh Mendell e Augustus Pablo
Delgado e Hugh Mendell. Um dos últimos exemplares dessa época foi o estupendo álbum de Mendell, “African Must Be Free By 1983”, da gravadora RAS Records. Mendell foi talvez a grande descoberta de Augustus Pablo e este foi certamente o melhor trabalho de sua carreira. A morte prematura e estúpida de Mendell (segundo o pesquisador Steve Barrow acontecida durante uma briga por uma geladeira) abalou Pablo, e isso marcaria o início de um período mais discreto, o que seria acentuado pelas novas exigências do mercado, com a chegada arrasadora do dancehall.
Embora o período mais consistente e criativo de Pablo tivesse diminuído os registros fortes ainda continuaram a aparecer em “Rockers” e no rótulo mais recente “Message”. O espírito “roughhouse” (alvoroço, escandaloso) das últimas duas décadas poderia não ser propício para a abordagem descontraída de Pablo, mas ele é emitido com boas músicas através de Junior Delgado, bem como Bunny Brissett, Yami Bolo, Spliffy Dan, Blacker T. e Johnny Osborne. Em relação aos seus próprios passeios durante esse período, Pablo nem sempre foi capaz de manter o padrão de seus melhores trabalhos. No entanto, apenas quando os conhecedores de reggae estavam escrevendo Pablo off, sua reputação foi restaurada com a década de 1990, lançando “Blowing In The Wind”, muito aclamado.
Pablo passou os seus últimos anos cuidando de sua loja de discos e lançando obras esporádicas. Vivia tranquilamente com a família em uma casa nas colinas próximas a Kingston, até ser acometido por um mal raro e incurável, onde perdeu a memória, vindo a falecer no dia 18 de maio de 1999, deixando dois filhos, Addis e Isis, e a companheira Karen Scott.
Augustus já em seus últimos anos de vida

Augustus com seus filhos Addis e Isis

A importância de Augustus Pablo para a evolução do reggae talvez nunca venha a ser devidamente reconhecida, mas o seu legado felizmente continuará a embalar os nossos dias e noites, nos inspirando com suas melodias inconfundivelmente belas.
O que nos deixa mais felizes é saber que esse legado deixado por Augustus Pablo, tem um seguidor ilustre, que vem demonstrando com maestria que o amor pelo reggae e o talento para tocar a melódica (escaleta) estão em seu sangue, em suas raízes. No reggae, felizmente essa raiz familiar permanece viva e forte, resistindo ao tempo. Foi assim com Bob Marley, Peter Tosh, Gregory Isaacs e tantos outros importantes nomes da música reggae, e agora com Augustus Pablo, através de seu filho Addis Pablo.
Addis Pablo
Nascido em Redbank, Nova Jersey, Estados Unidos, Addis Pablo Swaby, em algo um tanto esperado, decidiu seguir os passos do pai, uma decisão corajosa e difícil, considerando o status que seu pai alcançou e mantém até hoje em todo o mundo. No entanto, depois de ter sido criado por seu pai em um ambiente musical em Orange Street, recebendo os ensinamentos e costumes expressos por ele, e que continuou a ser mantido por sua mãe, Karen Scott, que é e foi fundamental no falecimento de seu pai. Addis se tornou Cofundador e Coprodutor de dois selos – Brands Suns of Dub e One Motion Music – nos quais ele pretende ser capaz de tocar sua escaleta e produzir música com o mesmo efeito que o seu pai teve e tem grande reputação e sucesso, ele sabe que ainda há muito a se fazer e está disposto a colocar todo o seu tempo e esforço para elevar suas habilidades aos níveis mais altos, com ajuda de suas crenças e princípios espirituais e educação religiosa que recebeu, através dos ensinamentos rastafári.
A irmã de Addis, Isis Swaby, ao lado do tio Gath Swaby, cuida da lendária Rockers
Isis Swaby e Addis Pablo
International.
Addis começou a praticar e realizar os seus trabalhos em 2005, vindo a desempenhar no tributo anual de seu pai com os membros do Rockers International, Earl Chinna Smith & Inna De Yard Allstars e músicos mais jovens que ele vem trabalhando, como Cali P, Chronixx, Jah 9, Kelissa & Jesse Royal, que ele gravou ou dublou de alguma forma. A partir desse momento, Addis realizou vários shows na Costa Leste dos Estados Unidos com “Dub Reggae Band” (Proof Dub), tendo aberto shows para vários artistas como “The Mighty Diamonds”, “Michael Rose”, bem como Kenytta Hill, filho da lenda do reggae “Culture”.
Em 2010, Addis juntou-se com o produtor Trindadian/Selecta & Manager “Rasjammy Triniyard”, pôs em muito trabalho para produzir o seu próprio “Rockers Reggae Melodica Tracks”, bem como a criação de um som com Ras Jammy “Suns of Dub”, apresentando Dub Reggae em um estilo New Age com mesmo efeito e sensação tradicional. Addis Pablo começou seus lançamentos com a Digital dub Roots Compilations em 2011 e 2012, “For The Love Of Jah”, com Ginjah, Norris Man e outros, e “13 Months in Zion” com Kelissa, Zebulum, Cali P e outros, juntamente com um lançamento mais tarde do single digital “Let I Be”, disponíveis em várias lojas online. Addis também tem trabalhado em vários projetos individuais de escaleta, EP e álbuns com diferentes etiquetas e produtores, como VP Records, Inner Cicle, Rory StonLove, Pura Vida, Black Redemption, Gabre Selassie e em 2013 com a holandesa de Amsterdam Powershouse Jah Solid Rock Production.

Colocando foco em Suns Of Dub em 2013, Addis com Ras Jammy tem pré-lançado mais de 100 faixas como single em EPs em sua página do SoundCloud (www.soundcloud.com/sunsofdub), que reúne já quase 50 mil seguidores no seu movimento. Ainda em 2013 veio o seu álbum de estreia pela Jah Solid Rock Production, intitulado “In My Fathers House” (Na Cada de Meu Pai), uma viagem às raízes da música reggae, com misticismo e música de altíssimo nível, sem falar na escaleta afiada de Addis, uma pedra.
Addis com Ras Jammy, pelos rótulos Suns Of Dub, Brand Sound e outras entidades de sorte, lançaram vários gêneros e tipos de sons, focando principalmente em Dub e New Age Dub Reggae, antecipando lançamentos de vários projetos ao longo dos três últimos anos, e mais de 30 com liberação entre 2013 e 2014, realizadas por Digital & Vinil Projects; “Inna De Yard Riddim” com Shamala Productions, “Journey to Baltimore”, Rasta Rise Again”, “Sounds of Dub Meets Rockers International LP”, “The Russiam Experiment”, e muito mais EPs especiais, que tem influenciado ou contribuído para países como Índia, México, Japão, Rússia e muitos outros.

Addis tem tocado e produzido com a mesma intenção e inspiração que recebeu de seu pai, e até agora suas tentativas de seguir os seus passos tem sido muito bem sucedidas. Ele tem a consciência de que ainda há muito a ser feito, mas com o esforço e coragem que ele tem colocado em seus trabalhos, com o espírito de inovar sem perder as raízes, os resultados não poderiam ser diferentes. Temos o prazer de ter o filho de uma das maiores lendas do reggae carregando um grande legado e responsabilidade, com muita competência e talento. Não se comparando ao pai, mas sem esquecer os seus ensinamentos, ele tenta escrever o seu nome na história da música reggae, o que é importante, o mantendo sempre vivo e ainda mais forte.

Fonte:
https://www.facebook.com/addispablomusic

Nenhum comentário:

Postar um comentário