The Voice Of The People

quarta-feira, 13 de março de 2013

Groundation



Groundation é uma das mais renomadas bandas de reggae, fundada em 1998 e originária de Sonoma, Califórnia. É uma banda que une jazz e blues ao reggae roots.
O nome “Groundation” vem do esforço para que todas as pessoas atinjam um mesmo nível, podendo assim educar e aprenderem uns com os outros, sem existir uma hierarquia.
Harrison Stafford, o líder da banda, é muito influente no meio da música reggae, não só por compor, tocar e cantar muito, mas também por conhecer muito da cultura da música reggae. Harrison ensinou o primeiro curso de “História da Música Reggae” na Universidade Estadual de Sonoma, Califórnia, por isso também é conhecido por muitos como "Professor". Ele também tem um trabalho paralelo intitulado exatamente com o nome “Professor”, onde reúne alguns dos maiores e lendários nomes do reggae, como Leroy "Horsemouth" Wallace ("Rockers", Burning Spear), Flabba Holt (Roots Radics), Dalton Brownie (Augustus Pablo, Mutabaruka), Lloyd "Obeah" Denton (Israel Vibration, Horace Andy) são os “tocadores” de instrumentos, enquanto Winston McAnuff, U-Roy, Bernard Collins (The Abyssinians) & Ashanti Roy (The Congos) emprestam suas vozes a este álbum que é um clássico instantâneo, um novo capítulo na evolução de uma “gota-pesada” de Reggae Roots. As letras e poesias reveladoras ficam por conta do próprio Harrison, que ao viajar para a Terra Santa na busca de conhecer as suas origens, resolveu gravar o álbum "Madness", que é a tentativa de um homem para reconciliar milhares de anos de história e religião que fluíram através da região e que agora, alimentam a atual situação insustentável entre Israel e Palestina. Demais o trabalho realizado por Harrison.
É quase impossível começar a falar de Groundation e não falar desse grande trabalho de Harrison.
O Groundation é conhecido também por mergulhar no universo da música de Bob Marley, e não toca somente as músicas mundialmente conhecidas das “coletâneas” do Rei do Reggae, vai mais além, e toca também outras músicas adoradas do imenso repertório de Bob.
A discografia da banda também é vasta, feita de grandes canções, que expressam muitas emoções, belíssimas letras, melodias e poesias.
O primeiro álbum da banda foi lançado em 1999, o "Young Tree", que foi remasterizado em 2002, um álbum muito bom que abriu as primeiras portas do cenário musical ao Groundation. Depois a banda lançou outros grandes trabalhos que poderíamos apresentá-los um a um aqui, mas vamos adiante até o ultimo álbum lançado em 2012, o "Building An Ark", que significa “Construindo Uma Arca”, um álbum que como o próprio nome sugere, foi feito com sons de altíssima qualidade, sons selecionados, belas canções, como a do próprio título do álbum “Building An Ark”, seguida de “Humility” (particularmente a minha preferida), canção que fala da humildade, de levantar a cabeça, seguir o seu caminho. Ainda tem a música “Daniel”, que fala da passagem bíblica de Daniel, que saiu da cova dos leões. Building An Ark é um dos excelentes álbuns do Groundation, uma das potências do reggae mundial.
Essa semana a banda também desembarca no Brasil, trazendo o show inédito do “Tributo a Bob Marley” projeto que é sucesso na Europa, juntamente com Bambú Station, onde vão se juntar a banda Mato Seco, onde farão grandes apresentações no Brasil.
O primeiro Show acontece em Porto Alegre/RS (13/03) esse sem a presença de Mato Seco, Vitória/ES (14/03), Rio de Janeiro (15/03) esse sem a presença de Bambú Station e São Bernardo do Campo/SP (16/03). Será uma semana muito especial de shows inesquecíveis dessas grandes bandas da música reggae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário