The Voice Of The People

terça-feira, 26 de março de 2013

Será Que Realmente Não Podemos Fazer Nada?



Chegamos a um ponto que é de pensar se realmente não merecemos o que temos. Pois em um país que é carente de educação de qualidade, saúde, onde a violência é preocupante, o desmatamento é alarmante, a corrupção é constante, entre outros inúmeros problemas que vemos diariamente. Consegue-se obter mais mobilização em um programa de reality show, em um capítulo de novela, e outros programas de baixo valor cultural, do que para se caçar um político corrupto, endurecer as leis para quem bebe e dirige, conter o desmatamento na Amazônia. E às vezes só precisava-mos assinar uma simples petição, o que ainda é pouco, mas já é um início para que as mudanças aconteçam.
Isso é preocupante, pois está cada vez mais claro o quanto as pessoas não estão preocupadas umas com as outras, como são cada dia mais individualistas, como não enxergamos os problemas que estão aí, crescendo cada dia mais, como não enxergamos que poderíamos mudar tudo isso se realmente quiséssemos. Tudo que precisamos cobrar dos governantes, do “poder”, nem precisaria ser cobrado, pois é nosso de direito, pagamos diariamente impostos em tudo que consumimos, em tudo que fazemos, na verdade pagamos para viver.
Só começamos a enxergar os problemas reais, quando eles nos atingem diretamente, quando perdemos um bem material ou imaterial, como uma vida. Aí nós queremos justiça, aí nós queremos exercer os nossos direitos, ai achamos injusto, mas na hora que foi pedido nossa ajuda ou mobilização, nós deixamos para depois, não vimos o problema crescendo, nós não ajudamos.
Quem nos governa, não vão abrir os nossos olhos, quem nos manipula, não vão abrir os nossos olhos, pois para eles está tudo lindo, tudo maravilhoso. Enquanto isso eles vão continuar nos roubando, deixando tudo exatamente como está, a impunidade é tão rotineira que algumas pessoas já acham isso normal, isso nunca foi e nunca será normal. O único medo que o “poder” tem, é que nós abramos os nossos olhos para tudo isso que acontece, porque nesse dia a tranquilidade e mordomia deles acabaria. Por isso eles não nos dão os meios para que isso aconteça, isso não sai nas principais mídias desse país, quem ficou sabendo que houve um abaixo assinado para tirar Renan Calheiros do Senado? Poucas pessoas, foram mais de 1,6 milhões de assinaturas para tirar um corrupto do poder, essa é uma notícia que merece destaque, é o povo querendo exercer os seus direitos e deveres reais, mesmo assim ele ainda está lá, então devemos ser ainda mais firmes.
Se parássemos para pensar, veríamos o quanto somos fortes, o quanto podemos, o quanto temos direitos.
Trabalhamos e estudamos a vida toda para conseguir um salário digno, que ainda não chegam perto do que os “políticos” ganham, fora a mordomia, os privilégios que eles têm, mesmo assim sempre estoura um esquema de corrupção, porque o dinheiro fala mais alto, não ganham bem nem tem mordomia o suficiente, além de não fazerem muito, é necessário que nos roubem.
Não basta nos entregarem hospitais em calamidade, onde pessoas morrem esperando atendimento, escolas onde o ensino é insuficiente, não nos preparam para uma universidade, mercado de trabalho nem para a vida, temos que procurar alternativas, os próprios professores não ganham um salário digno nem são respeitados pela grande profissão que têm, a violência toma conta das ruas, muitas vezes não estamos seguros em nossas próprias casas, a desigualdade é grande, milhares não tem onde morar, muitos estão nas ruas entregues as drogas, criando outros problemas sociais, e escutamos que a pobreza vem diminuindo, ONDE? O descaso com o povo é visível, pois nos roubam e continuam soltos, dão risada da nossa cara. E nós temos mais culpa ainda, pois somos nós que sustentamos todos esses problemas, pois continuamos de braços cruzados, aceitando tudo calado.
Estamos em frente à TV, querendo saber quem vai ser eliminado, quem vai ser o novo milionário, que nem sabe o quanto você trabalha e batalha pra conseguir viver, 50 milhões de votos para dar 1,5 milhões para quem ensinou os nossos filhos a manipular, trair, mentir, falar mal dos outros pelas costas, entre outras coisas tão educativas quanto essas, ou esse tipo de programa ensina ou agrega outra coisa. Será que pelo menos 10 milhões de pessoas não conseguiriam mudar um país? Tirar um político corrupto do poder? Exercer os seus direitos? Tenho plena convicção que sim.
Mas enquanto acharmos que está tudo bem é assim que as coisas vão ser, ou piores, pois se não fizermos nada, é isso que vamos merecer. Só cabe a nós sabermos o que queremos e lutar por isso enquanto é tempo. Não podemos continuar achando que quem tem um olhar revolucionário em meio à sociedade é louco, foram essas pessoas que lutaram para que pudéssemos ter esse tipo de direito, visão e liberdade, o que eles fizeram não pode ter sido em vão, não podemos continuar vivendo em vão, sendo manipulados, quando sabemos o que é certo e fazemos o que é errado somos ainda piores.
Juntos podemos tudo, “juntos somos fortes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário