The Voice Of The People

terça-feira, 9 de abril de 2013

Planta e Raiz Pop ou Reggae? Estilo e Atitude



Desde o ultimo ano tenho ouvido algumas críticas em relação à banda Planta e Raiz, críticas que particularmente não concordo e explico o por que.
As principais críticas partem do princípio de que a banda mudou o seu estilo musical ou que se tornou uma banda pop.
Eu não vejo dessa forma e posso falar não só como um admirador, mas por conhecer e acompanhar o trabalho da banda ao longo dos anos.
Eu concordo que a banda mudou um pouco nos últimos anos, o reggae ficou mais leve e algumas músicas tem uma mescla com a música brasileira, mas não foge ao estilo musical do reggae, é um som muito agradável, com algumas músicas em um estilo mais “roots” e outras com uma “pegada” mais alternativa.
O reggae respeita a diversidade, isso está na sua filosofia, é um estilo musical que permite essa mescla, até pela sua origem da evolução do “ska” e “rocksteady”, o reggae tem vários subgêneros dentro do seu estilo musical, mas não é só pela música, mas principalmente por sua ideologia, do respeito às diferenças, a liberdade. E não é de hoje que a banda Planta e Raiz faz parcerias de sucesso com outros grandes artistas do rock, rap e outros gêneros musicais.
Um grande exemplo de sucesso diante de explorar a diversidade do ritmo é o filho de Bob Marley, Damian “Jr. Gong” Marley, que explora o Hip-Hop, Dancehall e outros gêneros dentro da música reggae, criando um estilo único que é sucesso mundial, isso é o reggae.
O mais importante na banda Planta e Raiz não mudou, que foi o ideal da banda, as suas belas letras que falam de Deus, que falam de amor, família, amizade, justiça, respeito e tudo que há de bom em viver, essa identidade da banda continua muito forte.
Olhem esse trecho da música “Pra Poucos” do álbum “Esse é o Remédio” – 2002:

Na minha vida muita coisa aconteceu
Descobrir o reggae foi um presente de Deus
Ainda bem
Que eu tenho a certeza só Jesus olha por nós
E que nessa ideologia nunca estaremos sós...
”.

E um trecho da nova música “Um novo Amanhecer”, do álbum “Bora Viver de Sol a Sol” – 2013:

Nada vai poder nos parar
Deus está na frente
Ele vai abrindo caminho
A gente vai fazendo o que tem que fazer...”.

O som “Vamos Beijar Muito” também do novo álbum duplo da banda, lembra a melodia do reggae clássico (loversrock, subgênero do reggae) de Dennis Brown, Gregory Isaacs e Freddie McGregor, muito bom.
Isso tudo mostra a identidade da banda e que eles não mudaram a sua idéia ao longo dos anos, mas sim que amadureceram ainda mais o seu som e continuam crescendo cada vez mais e são uma das grandes bandas do reggae music.
Essa semana, mais precisamente no dia 14 de abril, a banda abre o show de um dos grandes nomes do reggae mundial, Ziggy Marley no HSBC Brasil (SP), na verdade a banda faz o seu show antes do show de Ziggy não é verdade.
Aproveitando pra fixar aqui que o novo álbum duplo da banda ficou perfeito nas suas letras e melodias, quem não conferiu ainda corre lá, tem várias participações, como do grande Hélio Bentes da banda Ponto de Equilíbrio. “Bora Viver de Sol a Sol” mais um grande sucesso da banda Planta e Raiz, ESTILO E ATITUDE

(www.bandaplantaeraiz.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário