The Voice Of The People

sábado, 20 de abril de 2013

Stephen Marley



Quando falavam que Ziggy Marley seria o substituto natural de seu pai Bob Marley, não esperavam que na família saíssem tantos meninos prodígios, quem poderia imaginar? Filhos que deram continuidade nas músicas e mensagens fortíssimas de Bob, que família talentosa.
Mas hoje falaremos de Stephen Marley, um dos grandes músicos da Família Marley e do reggae music.
Stephen Robert Nesta Marley, nascido em Wilmington, Delaware, Estados Unidos, em 20 de abril de 1972. Stephen iniciou sua carreira no ano de 1981, após a morte de seu pai ele se juntou aos seus irmãos Ziggy Marley, Sharon e Cedella, formando o “Melody Makers”.
Em 1985 o Melody Makers lançou o seu primeiro álbum, “Play the Game Right”, que não fez muito sucesso. No ano seguinte lançaram o álbum “Hey World!”, que também não emplacou, mesmo recebendo críticas positivas. Após mudarem de gravadora e alterarem o nome da banda para “Ziggy Marley & The Melody Makers”, eles lançam o álbum “Conscious Party” em 1988, álbum que trazia um som diferente, com a mescla do R&B e Hip-Hop ao Reggae. O álbum foi um sucesso e a música “Tomorrow People” se tornou popular, e a banda ganha o seu primeiro Grammy na categoria “Melhor Álbum Reggae”.
Em 1989 eles lançam o seu segundo álbum “One Bright Day”, mais um grande sucesso que lhes consagram com o segundo Grammy de Melhor Álbum Reggae consecutivo.
Após mais quatro álbuns lançados na década de 90, a banda lançou no ano de 1997 o álbum “Fallen is Babylon”, e pela terceira vez foi premiada com o Grammy de Melhor Álbum Reggae.
A banda Ziggy Marley & Melody Makers durou até o ano de 2000, e após 15 anos de carreira teve a sua dissolução, mas nada que separasse os laços familiares, os irmãos seguiram suas carreiras, mas continuaram unidos, constantemente se reunindo em participações em seus trabalhos solos.
Atuando como produtor e talentosíssimo compositor, Stephen Marley trabalhando por trás das cenas e projetos, co-produziu álbuns do seu irmão mais novo, Damian Marley. Os álbuns foram Halfway Tree (2001) e Welcome to Jamrock (2005), que foram premiados com o Grammy de Melhor Álbum Reggae.
Já seguindo sua carreira solo, Stephen lançou em 2007 o álbum “Mind Control”, uma verdadeira inovação que lhe rendeu mais um prêmio Grammy de Melhor Álbum Reggae, o quarto em sua carreira como músico. Mas ainda tinha muito por vir, pois em 2009 ele veio a ganhar o seu quinto prêmio Grammy de Melhor Álbum Reggae, com o álbum “Mind Control Acoustic”.
Em 2011, Stephen lançou o álbum “The Revelation Pt 1: The Root Of Life” (Apocalipse Parte 1: A Raiz da Vida). Ele disse em uma entrevista a revista Rolling Stone o seguinte: “O álbum inteiro surgiu de me ler um artigo, o jornalista estava falando sobre o estado da música reggae e que estava em declínio. Esse tipo de pensamento me inspirou a defender a minha raiz, isso motivou o álbum... Prestando homenagem a raiz da música reggae.”.
Ainda mais por ser filho de Bob Marley, Stephen Marley leva a música reggae muito a sério. Ele “demonstrou que a música que seu pai ajudou a globalizar ainda é muito forte, tocando diante de uma multidão com ingressos esgotados no House of Blues”.
Ele não só provou o seu ponto de vista, mas que a música reggae ainda é muito forte, o que parece haver é uma má vontade da mídia em relação a essa grande música e cultura, ela fala muito a realidade e desigualdade em que vivemos no mundo, assunto que não discutiremos agora.
Mas o álbum “The Revelation Pt1: The Root Of Life (2011)”, para consagrá-lo de vez, deu a ele o sexto prêmio de Melhor Álbum Reggae.
O melhor é que ele deixou o espaço para a segunda parte desse grande sucesso, o “The Revelation Pt 2”, em que ele já vem trabalhando e logo deve estar pintando novidades por aí. Ele já adiantou que vai ter participações de nomes como Wyclef Jean, Rakim and the Roots' MC Black Thought, seus irmãos também estão sempre presentes em seus trabalhos, podemos esperar mais um ótimo trabalho de Stephen por aí.

Ele vê o novo álbum como um tributo à música de seu pai. “Sua música é muito eclética” diz ele. “É por isso que você pode tocar os seus registros hoje. Se você colocar Could You Be Loved agora mesmo no estúdio, isso soa como algo que foi feito na noite passada”.
Isso é uma grande parte da razão pela influência de seu pai se estender ao Red Hot Chili Peppers e The Fugges no passado, como Jack Johnson e Nas hoje. Ele quer mudar a música como seu pai fez. (entrevista de Stephen Marley a revista Rolling Stones em 15 de outubro de 2012)

Stephen Marley cresceu com fortes influências musicais, não à toa coleciona prêmios Grammy em sua carreira, com álbuns de altíssima qualidade. E mais do que isso, os seus trabalhos e da Família Marley, hoje não se limitam somente à música e mensagens fortíssimas, principais heranças deixadas por Bob Marley, vão também até as pessoas mais necessitadas, através de projetos sociais como a Ghetto Youths International, Tuff Gong, Rita Marley Foundation, 1Love, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário