The Voice Of The People

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bob Marley e o Seu Legado



O Rei do Reggae fez grandes obras primas, infelizmente já não está mais entre nós, mas continua fazendo parte de nossas vidas, através da sua mensagem e de suas músicas que serão eternas.
Se já não bastasse deixar essas belas mensagens e músicas mais que perfeitas, deixou também os seus filhos dando continuidade na sua mensagem e emplacando belas músicas e grandes sucessos.
Os primeiros a brilharem foram os The Melody Makers, intitulados como Ziggy Marley and The Melody Makers.  Um grupo de reggae composto por Ziggy Marley, Stephen Marley, Sharon Marley e Cedella Marley, o grupo durou 15 anos, de 1985 até 2000. Emplacou grandes sucessos e ganhou 3 Grammy´s, o mais importante prêmio da música mundial, com o prêmio de melhor álbum de reggae do ano, com os álbuns Conscious Party (1988); One Bright Day (1989) e Fallen Is Babylon (1997).
Já em carreira solo, Stephen Marley ganhou mais 3 Grammy´s de melhor álbum, com os trabalhos Mind Control (2007); Mind Control Acoustic (2009) e Revelation Pt 1: The Root of Life (2011). Álbuns que tiveram participações de seus irmãos Ziggy Marley e Damian Marley.
Ziggy Marley que também faturou o Grammy de melhor álbum reggae do ano em 2006, com o álbum Love Is My Religion.
Damian Marley o filho mais novo, também faturou 3 Grammy´s, 2 de melhor álbum reggae do ano, com os trabalhos Halfway Tree (2001) e Welcome to Jamrock (2005), e também o Grammy de “Best Urban/Alternative Performance”, com a música “Welcome to Jamrock”.
A música Welcome to Jamrock foi trilha do filme Conexão Jamaica, estrelado por Ky-Mani Marley, também filho de Bob Marley.
Ky-Mani Marley que também seguiu a carreira de cantor e gravou 6 álbuns.
Julian Marley também seguiu a carreira de cantor, após se envolver com uma empresa de produção, gravou seu primeiro álbum em 1996, Lion in the Morning, sempre teve participações em músicas de seus irmãos Ziggy, Stephen e Damian. Julian já gravou 3 álbuns, o ultimo foi Awake em 2009.
Cedella Marley a primeira filha de Bob Marley, sempre fez parte da música e cultura. Além de cantora, ela é atriz, dançarina, designer de moda e empresária.
Rohan Marley é mais um filho talentoso de Bob, não seguiu a carreira de cantor, foi jogador de futebol e hoje é empresário.
Bob Marley teve 11 filhos de 7 relacionamentos diferentes, e a verdade é que a Família Marley permanece unida e levando o melhor reggae ao público. Transmitindo a mensagem que Bob passava, crítica social pesada, amor as pessoas, ao planeta, paz e liberdade para todos os povos. Que família talentosa.

Filhos de Bob Marley:

  1. Sharon Marley Prendergast (nasceu em 23 de novembro de 1964), cantora e dançarina, fazia parte do grupo The Melody Makers, onde ganhou 3 Grammy´s. Filha de Rita Marley e adotada por Bob Marley.

  1. Cedella Marley (nasceu em 23 de agosto de 1967), primeira filha de Bob Marley e Rita Marley. É cantora, dançarina, designer de moda, atriz e empresária. Ganhou 3 Grammy´s com o The Melody Makers.

  1. David “Ziggy” Nesta Marley (nasceu em 17 de outubro de 1968), sempre presente nas gravações do The Wailers, teve suas primeiras aulas de guitarra com o seu pai, foi apontado como sucessor de Bob Marley. Faturou 3 Grammy´s com o The Melody Makers e 1 em carreira solo.

  1. Stephen Robert Nesta Marley (nasceu em 20 de abril de 1972), fez parte do The Melody Makers com seus irmãos Ziggy, Cedella e Sharon, onde faturou 3 Grammy´s, já em carreira solo faturou mais 3 Grammy´s, não é a toa que é filho da lenda Bob Marley.

  1. Robbie Marley (Nasceu em 16 de maio de 1972), um dos três filhos de Bob que nasceram no ano de 1972, fruto de um relacionamento de Bob com Pat Willians. Pouco se fala em Robbie, que permaneceu firme longe do centro das atenções, leva uma vida normal e prefere que seja assim. Ele segue o caminho empresarial com seu irmão Rohan, na companhia de roupas do grupo Tuff Gong.

  1. Rohan Anthony Marley (nasceu em 19 maio de 1972), é o terceiro filho nascido em 1972, do relacionamento de Bob com Janet. Rohan é ex-jogador de futebol e empresário.

  1. Karen Marley (nasceu na Inglaterra em 1973), nasceu na Inglaterra mas cresceu na Jamaica, após ter graduado a faculdade na Jamaica, Karen foi ao Canadá estudar e aperfeiçoar o seu projeto interno, retornando a Jamaica abriu o seu próprio negócio de lojas.

  1. Stephanie Marley (nasceu em 17 de agosto de 1974), dizem ser filha do relacionamento de Rita com Ital, mas foi adotada por Bob, não se tem muitas informações sobre Stephanie.

  1. Julian Ricardo Marley (nasceu em 4 de junho de 1975), músico desde a infância, toca baixo, bateria, teclado, guitarra entre outros instrumentos, é o quarto filho de Bob e Rita. É um dos grandes músicos da família, Julian gravou 3 álbuns.

  1.  Ky-Mani Marley (nasceu em 26 de fevereiro de 1976), começou cedo, encerrando alguns shows do pai, cantor de reggae e ator, foi protagonista do filme Conexão Jamaica, Ky-Mani já gravou 6 álbuns.

  1.  Damian Robert Nesta Marley (nasceu em 21 de julho de 1978), filho mais novo de Bob, não chegou a conviver muito com o pai. Apelidado de “Jr. Gong”, é filho da ex-miss Universo Cindy Breakspeare, é 11º membro da prole de Bob Marley. Damian já venceu 3 Grammy´s. Hoje fora a carreira solo, tem um trabalho paralelo com a banda SuperHeavy ao lado de astros como Mick Jagger e Joss Stone.

(Obs: a informação de que Bob Marley teve 11 filhos foi feita com base no filme “Marley” lançado em 2012, pois em alguns sites tem a informação de que ele tem 12 ou até 13 filhos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário