The Voice Of The People

sexta-feira, 8 de março de 2013

Divas no Reggae (Homenagem ao Dia Internacional da Mulher)








Não é de hoje que as mulheres lutam pelo seu espaço na sociedade, e sempre conseguem um espaço especial independente do campo em que atuam. Na música reggae não poderia ser diferente.
Elas começaram discretamente no reggae, com a delicadeza da voz das “backing vocals”, dando todo charme e um toque especial nas músicas. As I-Threes foram as pioneiras nesse quesito, trio que era formado por Rita Marley, Márcia Griffiths e Judy Mowatt, que acompanhavam somente o maior ícone do gênero, Bob Marley.
Logo elas foram ganhando espaço e já não se restringiam aos backs de Bob Marley & The Wailers, mas se tornaram grandes vozes que deram estimulo para outras mulheres acreditarem no sucesso, causando uma explosão feminina no final da década de 70.
Mesmo havendo a predominância masculina na música jamaicana, muitas mulheres que investiram em uma carreira, ganharam grande destaque. Nomes como, Hortense Ellis, Judy Mowatt, Rita Marley, J.C. Lodge, Márcia Griffiths, Donna Marie, Dezarie, Athea & Donna, Janet Kay, The Gaylettes, Charmaine Bowman, Queen Ifrica, entre muitas outras.
Judy Mowatt abriu muitas portas, além de ter lançado o clássico LP – Black Woman, que foi o primeiro álbum cantado e produzido por uma mulher. Lançou também o álbum Working Wonders, o primeiro álbum de reggae feito por uma mulher a ser nomeado ao Grammy em 1985. Judy também foi a primeira mulher a alcançar um hit nas paradas americanas com Love is Overdue. Ela realmente abriu grandes portas para a voz feminina no reggae.
Donna Marie também foi outra fantástica cantora jamaicana, na verdade ainda é, hoje não tão evidente e ativa no cenário da música como na década de 90, mas Donna Marie é a principal voz feminina do reggae britânico por mais de duas décadas.  Foi um sucesso mundial nos anos 90 com a bela versão de reggae da canção Think Twice, que alcançou o topo das paradas em muitos países.
Uma das grandes vozes na atualidade é a diva Dezarie, nascida nas Ilhas Virgens, divide as dependências do estúdio African Roots Lab, com os conterrâneos do Midnite. Ela recebeu o prêmio de Melhor Revelação Feminina do Reggae em Atlanta, são indiscutíveis a sua voz e presença de palco, que a fez conquistar não só o público reggae, mas também o público de outros estilos musicais, o que ajuda muito a levar o estilo reggae e a cultura desse movimento a todas as pessoas.
Desde a época de Bob Marley & The Wailers, que se intensificou muito o uso das backing vocals, que dão um toque a mais aos sons pesados do reggae roots, até hoje grandes bandas utilizam esse estilo de fazer música, grandes nomes como, U-Roy, John Holt, Luciano, Alpha Blondy, Lucky Dube, Groundation, Natiruts, entre outros, dando esse toque feminino muito especial às músicas.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, fiquem com esse som da banda Unidade Punho Forte – Reggae e Flores, uma bela letra que fala da admiração e sentimento pelas mulheres. Parabéns Mulheres por esse dia tão especial! 


Um comentário:

  1. Otimo trabalho nao localizei a cantora teem do reggae brasileiro Mirela Moro

    ResponderExcluir