Horace Swaby, Mais conhecido como Augustus Pablo, nasceu
no dia 21 de junho de 1954, em St. Andrew, Jamaica. Não só foi responsável por
colocar a escaleta no mapa musical, mas também desempenhou um papel fundamental
na história musical da Jamaica. Em seu papel como músico e produtor, ele ajudou
a moldar o reggae, tanto que sua música pode ser facilmente descrita como “o som dos anos setenta”. Recentemente um
dos jornais mais importantes do mundo o apontou como o maior tocador de
melódica (escaleta) do mundo.
A lenda começou em 1969, quando o jovem Horace Swaby
estava em pé na frente da loja
de discos do produtor Herman Chin-Loy, Aquarius,
na 9 Constant Spring Road, em Kingston, segurando uma escaleta que havia sido emprestada
a ele por uma jovem. O instrumento era usado na Jamaica, em aulas de música da
escola, mas nunca antes tinha sido levado a sério por músicos profissionais.
Herman Chin-Loy, que tinha uma reputação muito merecida para a experimentação
de novos sons, perguntou ao adolescente se ele poderia tocar um pouco, ele
estava tão tomado com a resposta musical que reservou tempo de gravação na
mesma semana no Randy´s Studio 17 na North Parade no coração da baixa
Kingston. Com uma música intitulada “Iggy Iggy” Herman Chin-Loy deu a juventude
sua estreia de gravação e mais significante ainda, um novo nome – AUGUSTUS
PABLO – o que era estritamente novo para os últimos meses, Aquarius Record Labels apareceu esporadicamente carregando o
crédito Augustus Pablo. Herman Chin-Loy havia cunhado um nome para adicionar
uma medida de místico sobre a identidade dos tocadores de teclado.
Augustus Pablo ainda jovem |
Verão de 1977 em St. Ann |
As sementes do que viria a se tornar o tom menor
denominado “Far East” do futuro
Augustus Pablo/Rockers foram semeadas. O Follow-up foi outro instrumental – o
primeiro corte de “East of River Nile” – com Pablo alterando solos rudimentares
mais assustadores sobre a escaleta e órgão ao longo de um riddim irregular. Com
a idade de dezoito anos Augustus Pablo teve seu primeiro sucesso em “Randy´s”
para Clive Chin, com a gravação de impacto “Java”, ele logo se estabeleceu
através de seus lançamentos em sua própria “Hot Stuff” e o lendário selo
“Rockers International”. Após o lançamento de “Skanking Easy” – uma atualização
do Studio One Soul Vendors clássico
“Swing Easy” – Augustus Pablo foi logo um dos líderes na próxima banda de
artistas “rebeldes” e produtores
independentes, como Lee “Scratch” Perry, Winston “Niney” Holness e Glen Brown,
que estavam radicais e irreversivelmente redefinindo os parâmetros da música
reggae.
Nesta época Pablo chegou a tocar teclado com os Wailers,
mas preferiu investir em sua própria produção. Logo estaria alcançando voos
mais altos, criando o seu próprio selo de gravação, o já citado “Rockers
International” (assim chamado porque os registros foram promovidos no selo do
seu irmão Rockers Sound-system, de Garth´s). Depois de alguns sucessos
esporádicos, Pablo gravaria e entregaria para King Tubby mixar o disco que se
tornaria a obra prima de ambos: “King Tubby Meets The Rockers Uptown”. Os irmãos
Barret (do Wailers) e Robbie dando uma canja na bateria e baixo e os arranjos e
matais de Bobby Ellis formaram a base ideal para as melodias de sabor oriental
de Pablo e os “efeitos espaciais” da
mixagem de Tubby, perfeitamente combinados neste que é o disco de Dub o qual todos
os outros são e serão comparados.
Os próximos anos seriam os mais produtivos de sua
carreira. Pablo dividiria o seu tempo entre os artistas que produzia e seus
discos instrumentais, como “Pablo Meets Mr. Bassie”, também conhecido como
“Original Rockers Vol. 2”, que traz belíssimos temas, como a comovente “Golden
Seal” e a versão melancólica de “Burial” de Peter Tosh. Muitos outros trabalhos
desta fase de ouro do estilo “Rockers” pode ser apreciado em coletâneas como a
da RAS Records “Pablo Presents Story”, com o inacreditável Ras Bull e os
Immortals fazendo uma versão de uma canção de Lennon e McCartney jamais gravada
pelos Beatles: “World Without Love”, e álbuns como “Rockers Meet King Tubby In
A Fire House”, “Rise Sun”, entre outros.
Augustus Pablo estava constantemente estabelecendo novos
padrões, em busca de novas ideias. Outra coisa que Pablo tinha em seu favor,
era sua habilidade fantástica para ‘implicar’
com vocalistas improváveis ou desconhecidos para cantar ou ‘torrar’ por cima dos riddims, não só
oferecendo ao público boa música, mas também a oportunidade de ouvir o que
essas pessoas poderiam fazer dada a oportunidade. Talvez o exemplo mais bem
sucedido desta seja Jacob Miller, que, sob a influência de Pablo deu ao reggae
pérolas como “Keep On Knocking”, “Each One Teach One”, e “Who Say Ja No Dread”.
Dillinger é outro artista que Pablo capturou em sua melhor fase, além de Hugh
Mundell e Tetrack - suas descobertas mais emocionantes – até hoje são realizadas
na mais alta estima por parte dos apreciadores do reggae. Outros artistas como
Heptones, Locksley Castell, Ricky Grant, Delroy Williams e Norris Reid também se
reuniram com alguma fama nos riddims de Pablo.
Os cantores com que Augustus Pablo teve suas associações
mais frutíferas foram Junior
Delgado e Hugh Mendell. Um dos últimos exemplares
dessa época foi o estupendo álbum de Mendell, “African Must Be Free By 1983”,
da gravadora RAS Records. Mendell foi talvez a grande descoberta de Augustus
Pablo e este foi certamente o melhor trabalho de sua carreira. A morte
prematura e estúpida de Mendell (segundo o pesquisador Steve Barrow acontecida
durante uma briga por uma geladeira) abalou Pablo, e isso marcaria o início de
um período mais discreto, o que seria acentuado pelas novas exigências do
mercado, com a chegada arrasadora do dancehall.
Hugh Mendell e Augustus Pablo |
Embora o período mais consistente e criativo de Pablo
tivesse diminuído os registros fortes ainda continuaram a aparecer em “Rockers”
e no rótulo mais recente “Message”. O espírito “roughhouse” (alvoroço, escandaloso) das últimas duas décadas
poderia não ser propício para a abordagem descontraída de Pablo, mas ele é
emitido com boas músicas através de Junior Delgado, bem como Bunny Brissett,
Yami Bolo, Spliffy Dan, Blacker T. e Johnny Osborne. Em relação aos seus
próprios passeios durante esse período, Pablo nem sempre foi capaz de manter o
padrão de seus melhores trabalhos. No entanto, apenas quando os conhecedores de
reggae estavam escrevendo Pablo off,
sua reputação foi restaurada com a década de 1990, lançando “Blowing In The
Wind”, muito aclamado.
Pablo passou os seus últimos anos cuidando de sua loja de
discos e lançando obras esporádicas. Vivia tranquilamente com a família em uma
casa nas colinas próximas a Kingston, até ser acometido por um mal raro e
incurável, onde perdeu a memória, vindo a falecer no dia 18 de maio de 1999,
deixando dois filhos, Addis e Isis, e a companheira Karen Scott.
Augustus já em seus últimos anos de vida |
Augustus com seus filhos Addis e Isis |
A importância de Augustus Pablo para a evolução do reggae
talvez nunca venha a ser devidamente reconhecida, mas o seu legado felizmente
continuará a embalar os nossos dias e noites, nos inspirando com suas melodias
inconfundivelmente belas.
O que nos deixa mais felizes é saber que esse legado
deixado por Augustus Pablo, tem um seguidor ilustre, que vem demonstrando com
maestria que o amor pelo reggae e o talento para tocar a melódica (escaleta)
estão em seu sangue, em suas raízes. No reggae, felizmente essa raiz familiar
permanece viva e forte, resistindo ao tempo. Foi assim com Bob Marley, Peter
Tosh, Gregory Isaacs e tantos outros importantes nomes da música reggae, e
agora com Augustus Pablo, através de seu filho Addis Pablo.
Addis Pablo |
Nascido em Redbank, Nova Jersey, Estados Unidos, Addis
Pablo Swaby, em algo um tanto esperado, decidiu seguir os passos do pai, uma
decisão corajosa e difícil, considerando o status que seu pai alcançou e mantém
até hoje em todo o mundo. No entanto, depois de ter sido criado por seu pai em
um ambiente musical em Orange Street, recebendo os ensinamentos e costumes
expressos por ele, e que continuou a ser mantido por sua mãe, Karen Scott, que
é e foi fundamental no falecimento de seu pai. Addis se tornou Cofundador e
Coprodutor de dois selos – Brands Suns of Dub e One Motion Music – nos quais
ele pretende ser capaz de tocar sua escaleta e produzir música com o mesmo
efeito que o seu pai teve e tem grande reputação e sucesso, ele sabe que ainda
há muito a se fazer e está disposto a colocar todo o seu tempo e esforço para
elevar suas habilidades aos níveis mais altos, com ajuda de suas crenças e
princípios espirituais e educação religiosa que recebeu, através dos
ensinamentos rastafári.
A irmã de Addis, Isis Swaby, ao lado do tio Gath Swaby,
cuida da lendária Rockers
International.
Isis Swaby e Addis Pablo |
Addis começou a praticar e realizar os seus trabalhos em
2005, vindo a desempenhar no tributo anual de seu pai com os membros do Rockers
International, Earl Chinna Smith & Inna De Yard Allstars e músicos mais
jovens que ele vem trabalhando, como Cali P, Chronixx, Jah 9, Kelissa & Jesse
Royal, que ele gravou ou dublou de alguma forma. A partir desse momento, Addis
realizou vários shows na Costa Leste dos Estados Unidos com “Dub Reggae Band”
(Proof Dub), tendo aberto shows para vários artistas como “The Mighty
Diamonds”, “Michael Rose”, bem como Kenytta Hill, filho da lenda do reggae
“Culture”.
Em 2010, Addis juntou-se com o produtor
Trindadian/Selecta & Manager “Rasjammy Triniyard”, pôs em muito trabalho
para produzir o seu próprio “Rockers Reggae Melodica Tracks”, bem como a
criação de um som com Ras Jammy “Suns of Dub”, apresentando Dub Reggae em um
estilo New Age com mesmo efeito e
sensação tradicional. Addis Pablo começou seus lançamentos com a Digital dub
Roots Compilations em 2011 e 2012, “For The Love Of Jah”, com Ginjah, Norris
Man e outros, e “13 Months in Zion” com Kelissa, Zebulum, Cali P e outros,
juntamente com um lançamento mais tarde do single digital “Let I Be”,
disponíveis em várias lojas online. Addis também tem trabalhado em vários
projetos individuais de escaleta, EP e álbuns com diferentes etiquetas e
produtores, como VP Records, Inner Cicle, Rory StonLove, Pura Vida, Black
Redemption, Gabre Selassie e em 2013 com a holandesa de Amsterdam Powershouse Jah Solid Rock Production.
Colocando foco em Suns Of Dub em 2013, Addis com Ras
Jammy tem pré-lançado mais de 100 faixas como single em EPs em sua página do
SoundCloud (www.soundcloud.com/sunsofdub),
que reúne já quase 50 mil seguidores no seu movimento. Ainda em 2013 veio o seu
álbum de estreia pela Jah Solid Rock Production, intitulado “In My Fathers
House” (Na Cada de Meu Pai), uma viagem às raízes da música reggae, com
misticismo e música de altíssimo nível, sem falar na escaleta afiada de Addis, uma pedra.
Addis com Ras Jammy, pelos rótulos Suns Of Dub, Brand
Sound e outras entidades de sorte, lançaram vários gêneros e tipos de sons,
focando principalmente em Dub e New Age Dub Reggae, antecipando
lançamentos de vários projetos ao longo dos três últimos anos, e mais de 30 com
liberação entre 2013 e 2014, realizadas por Digital & Vinil Projects; “Inna
De Yard Riddim” com Shamala Productions, “Journey to Baltimore”, Rasta Rise
Again”, “Sounds of Dub Meets Rockers International LP”, “The Russiam
Experiment”, e muito mais EPs especiais, que tem influenciado ou contribuído
para países como Índia, México, Japão, Rússia e muitos outros.
Addis tem tocado e produzido com a mesma intenção e
inspiração que recebeu de seu pai, e até agora suas tentativas de seguir os
seus passos tem sido muito bem sucedidas. Ele tem a consciência de que ainda há
muito a ser feito, mas com o esforço e coragem que ele tem colocado em seus
trabalhos, com o espírito de inovar sem perder as raízes, os resultados não
poderiam ser diferentes. Temos o prazer de ter o filho de uma das maiores
lendas do reggae carregando um grande legado e responsabilidade, com muita
competência e talento. Não se comparando ao pai, mas sem esquecer os seus
ensinamentos, ele tenta escrever o seu nome na história da música reggae, o que
é importante, o mantendo sempre vivo e ainda mais forte.
Fonte:
https://www.facebook.com/addispablomusic
Nenhum comentário:
Postar um comentário